Conhecendo Portugal - Praias da Costa da Caparica

A Costa da Caparica fica na margem sul do Rio Tejo. É composta por um conjunto de praias ao longo de 30km e nada as separa a não ser divisórias imaginárias.

Aqui foi o primeiro lugar com praias que eu visitei em Portugal, já que moro em Almada, há 15min de carro da Costa da Caparica! Mas confesso que em todo verão fui umas 3x só. A água é muito gelada e o vento é constante e por isso é muito difícil nadar aqui, é bom mesmo para caminhar e tomar um solzinho. 



O trajeto de carro é bem tranquilo. A entrada na cidade é cheia de coqueiros, depois passamos pelo centro, cheio de barraquinhas vendendo coisas de praia até cairmos na estrada de terra que dá acesso às praias.

Elas são divididas por nomes e tem entradas diferentes sinalizadas com placas, mas a praia na verdade é a mesma. Todas possuem estacionamento, restaurantes e bares de apoio, que na verdade são o que diferencia uma da outra.

Diferente das praias do Brasil não há quiosques e vendedores ambulantes. Ou você leva seu lanche ou come em algum dos restaurantes, geralmente tem um ou 2 por praia. Alguns dos restaurantes possuem serviço de aluguel de cadeiras e guarda-sol, mas não sei quanto custa e nem se todos tem esse serviço, é bom levar de casa!






Para fazer todo o trajeto pela Costa, há no verão um comboio, o Transpraia. Você pode descer e ir conhecendo uma a uma. Eu ainda não tive a oportunidade de fazer esse passeio e não vi o comboio passando, então peguei uma foto da internet para mostrar para vocês.
AQUI tem as informações mais completas!

No final do trajeto, mais ao sul fica a Praia da Fonte da Telha e a Praia do Meco, conhecidas como praia de nudismo e a Praia 19 conhecida como praia gay. Já fica a dica caso você não saiba para não ter nenhuma surpresa. Mesmo nas praias que não são ditas de nudismo é muito comum verem mulheres de topless. Por isso prefiro ficar nas praias mais movimentas e com crianças onde não vemos isso, pelo menos na da Saúde não vi, mas na da Morena sim.

CURIOSIDADE: Ao longo de toda da orla litoral temos vista da Arriba Fóssil da Costa da Caparica. A expressão "arriba fóssil" não tem a ver com o fato de nela existirem fósseis, mas por em tempos antigos ter sido uma verdadeira arriba, uma costa alta em contato com o mar. Com a regressão marinha (descida do nível do mar) ela deixou de ser banhada pelo mar, pelo que se trata de uma antiga arriba - arriba fóssil.


Por enquanto conheci apenas duas praias a Praia da Morena e a Praia da Saúde.

A Praia da Morena, juntamente com a da Praia da Sereia, são duas das favoritas, por possuírem bares chiques e badalados como o Borda D’água. Além de ser muito frequentada por jovens também atrai famílias e amantes de desportos náuticos.





A Praia da Saúde fica mais movimentada, pois é uma das primeiras da Costa e também porque é aqui que se encontra o Clube de Campismo do Concelho de Almada. Também é frequentada por amantes de desportos náuticos, pelas características do mar.





O que achei mais legal aqui é que possuí um calçadão para caminhada e é cheia de casinhas de pescador, muito charmosas!








Fui com meu All Star repaginado com laço de cadarço diferente (veja o passo a passo AQUI), mas não aconselho, heheheh. A areia é muito fina e fofa, o tênis ficou cheio dela...


Vale muito a pena curtir o pôr do sol e ainda assistir ao voo das gaivotas num espetáculo à parte, lindo demais!


Diferentemente da costa do Estoril e Cascais, esta zona sul de Lisboa não possuí resorts internacionais com grandes hotéis. É mais frequentada por lisboetas no verão, sendo a maioria das ofertas de alojamento da categoria de duas estrelas.

Como chegar
Vindo de Lisboa tem de atravessar a Ponte 25 de Abril, pode apanhar um comboio ou autocarro. O número 153 da TST parte da Praça de Espanha, e o 161 da Praça do Areeiro.  Outra opção é pegar o barco do Cais de Sodré até Cacilhas e aí, apanhar o autocarro 135 até à praia, leva cerca de 45 minutos.
Para saber mais sobre as praias da Costa da Caparica veja a lista completa aqui:

Então se você vier passear em Portugal, vale a pena conferir essa beleza natural criada por Deus!

“Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis.“  Romanos 1:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário