Conhecendo Portugal – Oceanário de Lisboa

Depois de falar do Zoo de Lisboa , agora é hora de falarmos do fundo do oceano! Eu adorava ir nos aquários com meus pais todas as vezes que íamos para praia, mas nunca tinha conhecido um Oceanário!
 O Oceanário de Lisboa é um lugar incrível para você conhecer. É um ótimo passeio para fazer com as crianças mesmo em dias frios e de chuva, pois é tudo fechado.


Ele está situado na Doca dos Olivais, no Parque das Nações (parte mais moderna de Lisboa que falarei mais em outro post).

Lá é bem fácil de chegar! De metro, é só pegar a linha vermelha e descer na Estação do Oriente, que cai dentro do Shopping Vasco da Gama, mas no site você encontra todos os transportes que chegam até lá – comboios e autocarros.
O Oceanário de Lisboa é um dos maiores aquários da Europa, com mais de 8000 organismos de cerca de 500 espécies diferentes. No site você pode ver todos eles e detalhes de cada um!

Até a arquitetura é cheia de detalhes, as paredes simulam como se fossem escamas de peixes!

E não poderia deixar de ter os famosos azulejos portugueses, numa versão mais moderna e com o tema do fundo do mar.
É composto por um tanque central, com 5 milhões de litros de água salgada, representando os 4 oceanos como se fosse um único. São várias espécies vivendo num mesmo lugar em total harmonia.
Nunca tinha visto esse peixe na minha vida! Olha que interessante:

Peixe-lua:  é o maior peixe ósseo do mundo, podendo atingir mais de três metros de comprimento e pesar mais de duas toneladas! Este peixe apresenta um comportamento peculiar: deita-se à superfície da água para apanhar sol. As explicações para este comportamento são várias, nomeadamente, regular a temperatura do corpo e atrair aves para o desparasitar.


A visita desenrola-se em dois níveis, o terrestre e o subaquático, atravessando as águas temperadas, tropicais e frias dos diferentes oceanos do planeta.

Além da exposição permanente você pode conferir à exposições temporárias.
Os Pinguins de Magalhães são um espetáculo a parte! Cada um tem o seu nome próprio e é identificado por presilhas de diferentes cores presas a suas asas. Lá tem um painel com o nome de todos.
Você pode assistir à alimentação dos pinguins em alguns horários. É muito fofo! O rapaz começa assoviando e eles vão vindo pegar os peixinhos. 

Também tem a alimentação do peixe-lua, das raias e tubarões que eu não vi, mas fiquei com muita vontade. Segue os horários:

No aquário central
Manta e peixe-lua - diariamente às 13h
Raias – segundas, quartas e sextas entre as 11h15 e as 11h45
Tubarões – segundas e sextas entre as 10h30 e as 11h

Nos habitats
Atlântico norte e Antártico - diariamente 10h-10h30, 15h-15h30
Pacífico temperado – diariamente 10h-10h30, 12h45-13h e 15h15-16h
Índico tropical – diariamente as 15h30

Esses horários podem ser alterados devido a circunstâncias imprevistas.

A lontra marinha é outra fofura!

Curiosidade: é o único mamífero marinho a depender em exclusivo do seu pelo para manter a temperatura corporal. Por esta razão, passa grande parte do dia a tratar do pelo, espalhando uma gordura que o torna impermeável e ajuda a reter bolhas de ar, essenciais para flutuar. É o animal com mais pelo: 155.000 pelos por centímetro quadrado.
Há uma parte de mata que recria uma zona de praia coralina, as ilhas Seychelles, que fica no Índico Tropical.

Também tem uma sessão de anfíbios , essas são rãs venenosas bem pequeninas.
Medusa e água viva
Dragão marinho
Anêmonas



Lá dentro você também encontra restaurante, cafeteria e loja de presentes.
O bilhete para adultos (de 13 a 64 anos) custa 15,30€. Nas compras online você recebe 10% de desconto. Para saber os valores para crianças, grupos e mais detalhes é só entrar no site:

Gostaram do nosso passeio? Se estiver passando por Lisboa, vale a pena conferir!

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” João 1:1,3

Um comentário:

  1. Não disse, Nós, eu Você e todo mundão,somos crianças em vista da idade da terra. Papai do Céus cuide de cada um de Vocês, acredite Vocês são necessários, visto a grande quantidade de lixos que Nós colocamos no marzão. RaquelFalcã

    ResponderExcluir