Receita de família – Pão integral

E dessa vez uma receita salgada aqui no Receita de Família!

Vou ensinar a fazer um pão integral muito gostoso que é feito pela minha sogra Dilma, vem aprender!

Ingredientes:
- 2 copos de farinha de trigo para kibe
- 1 copo de grãos de soja
- 2 ovos
- 1 copo de óleo
- 2 pacotes de fermento em pó biológico
- 1 col (chá) de sal, ou a gosto
- 5 col (sopa) de açúcar, ou a gosto. Pode ser açúcar mascavo!
- 1kg de farinha de trigo. Pode ser integral ou normal.

Coloque os 2 copos de trigo para kibe e o 1 copo de soja de molho, separadamente, por mais ou menos 2h.

Escorra bem o kibe, deixando o mais sequinho possível.

Mexa a soja com as mãos para soltar um pouco as peles. Retire-as e bata a soja no liquidificador ou processador com um pouco de água morna. Depois escorra bem.

Misture bem os ingredientes em uma vasilha, deixe a farinha de trigo por último. Acrescente-a aos poucos mexendo até que esteja mais consistente para amassar com as mãos.

Dica: Se desejar você pode acrescentar outras sementes: linhaça, gergelim, aveia, etc.

Coloque a massa na bancada enfarinhada e vá misturando, até não grudar mais. Separe a massa em quantos pães preferir. No tamanho do meu deu 4 pães.

Deixe-os crescendo com um pano por cima por mais ou menos 1h, depois é só assar até que fique dourado. O meu ficou em torno de 1h em forno médio, mas isso depende de cada forno.
 Depois de assado você pode colocar os pães em um saco plástico e congela-los para não estragar! Também fica gostoso torrar as fatias numa torradeira!

Lembrando que não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Jesus é nosso pão vivo, que nos alimenta e sustenta e por meio do seu corpo partido por nós, hoje somos um Nele!

“Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.” 1 Coríntios 10:16-17

"Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede." João 6:32-35

Nenhum comentário:

Postar um comentário